O que vai acontecer quando as aulas voltarem?

Carolina Moro
1 min readMay 14, 2020

--

O que me angustia no momento é pensar nas medidas sanitárias nas escolas. Sabemos que há um novo normal, muitos pais e cuidadores irão sair para trabalhar, a realidade é que muitos já estão trabalhando. E logo, logo no caso, daqui alguns meses as escolas irão retornar, como vêm acontecendo nos países europeus que já passaram pelo pico da pandemia.

Hoje vi relatos e fotos de escolas na França e como estão realizando as medidas sanitárias, visto que, retornar às aulas significa colocar crianças que dificilmente conseguirão seguir as recomendações a risca, se nem os adultos fazem isso.

Salas de aula demarcadas, pátio com quadrados determinados, classes com proteção lateral, a volta as aulas pode significar o período ainda mais traumático para as crianças, visto que elas estarão digerindo uma pandemia, mortes e perigos. E sem a possibilidade de socializar, brincar e interagir com outras crianças.

Fico pensando em nossa realidade brasileira, de como professores terão essa responsabilidade em manter as medidas de higiene em ambientes com 30 crianças. Além disso, colocar uma responsabilidade enorme em professores para tentar “controlar” os abraços, brincadeiras, hora das refeições. Manter ambientes ventilados num frio do Sul, distanciamento entre alunos, para mim, não vejo como fazer isso.

Acho muito difícil pensar em retorno escolar nos próximos meses, se quisermos poupar vidas. Como faremos essa difícil equação de retorno ao trabalho, crianças em escolas e pandemia?

--

--